Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais, acesse nossa Política de Privacidade.







Mudança de beneficiário foi negada por seguradora.

Fonte: Migalhas
07/06/2024
Direito de Família

A 3ª Turma do STJ, ao analisar o Recurso Especial nº 2.009.507, decidiu que uma mudança nos beneficiários de um seguro de vida em grupo, feita por um segurado após um acordo de divórcio que o obrigava a manter sua ex-esposa como única beneficiária, não é válida. O tribunal entendeu que, ao concordar com o acordo, o segurado abriu mão do direito de mudar os beneficiários do seguro.

Além disso, o tribunal decidiu que a seguradora agiu de forma negligente ao pagar a indenização a supostos credores sem verificar corretamente quem tinha direito ao benefício. Inicialmente, a ex-esposa entrou com uma ação contra a seguradora para anular a mudança feita pelo ex-marido nos beneficiários do seguro de vida. O juiz de primeira instância rejeitou o pedido, mas o Tribunal de Justiça do Paraná determinou que a ex-esposa recebesse a indenização, considerando ilegal a exclusão dela como beneficiária do seguro, conforme o acordo de divórcio. A seguradora argumentou no STJ que agiu de boa-fé ao seguir o que estava na apólice, mas o tribunal decidiu a favor da ex-esposa.

 

Notícias em Destaque


As insurtechs e o mercado de seguros


Aumento das solicitações processuais previdenciárias chega a 20%


Mudanças na legislação previdenciária



Últimas Notícias


Judicialização da saúde


Projeto prevê que seguradoras deverão informar indenizações


Auxílio doença tem erros comuns na sua solicitação ao INSS




Desenvolvido por:

Desenvolvido por: